Avançar para o conteúdo principal

RTP: Um pouco da sua história

 

Entre 1954 e 1955, por iniciativa do Governo, foi constituída a RTP - Radiotelevisão Portuguesa, S.A.R.L.

As emissões experimentais da RTP iniciaram-se em 4 de Setembro de 1956, às 21h30, a partir da Feira Popular, em Lisboa. No entanto, as emissões regulares, só se iniciariam a partir de 7 de Março de 1957, o primeiro programa transmitido chamava-se Canções a Granel.

Já em 1969, foi transmitida na RTP a visita do homem à lua.

Após o 25 de Abril de 1974, o estatuto da empresa concessionária da radiotelevisão foi alterado. Em 1975, a RTP foi nacionalizada, transformando-se na empresa pública Radiotelevisão Portuguesa E.P. Em 1976 a RTP inaugura novas instalações situadas em Lisboa. 

No dia 25 de Abril de 1976, a RTP realizou a primeira emissão experimental a cores realizada de forma oficial, que incluiu a cobertura das eleições legislativas que ocorreram nesse dia e um documentário sobre a cidade de Lisboa. 

Mas, a inovação não ficou por aqui, no dia 10 de Junho de 1992, iniciaram-se as transmissões da RTP Internacional. Já em 1992, a RTP transformou-se em sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos - a Radiotelevisão Portuguesa, S.A.



Centro de Produção da RTP em ChelasLisboa, inaugurado em 2007.

A 5 de Janeiro de 2004, a RTP2 deu lugar a um novo canal denominado "2". Ainda em 2004, é criado o canal noticioso da RTP, a RTPN, é também criado o canal dedicado aos programas que fizeram história na RTP, a RTP memória. Em 2007, a RTP comemora os seus 50 anos de emissões em Portugal, inaugurando, o novo Complexo de estúdios de Chelas, junto às instalações da RTP e RDP inauguradas em 2004. Este complexo possui meios técnicos atuais e modernos prontos para o arranque da emissão da TDT (Televisão Digital Terrestre). Este complexo tem 4 estúdios de 800, 400, 200 e 100 metros quadrados devidamente equipados. É também adquirido um enorme carro de exteriores totalmente equipado para emissão em HDTV High Definition Television (Televisão de Alta Definição).

Igualmente, em 2007, a Rádio e Televisão de Portugal, SGPS, SA, é transformada em Rádio e Televisão de Portugal, SA. São incorporadas nesta, a Radiodifusão Portuguesa, SA; Radiotelevisão Portuguesa - Serviço Público de Televisão, SA; e Radiotelevisão Portuguesa - Meios de Produção, SA. No dia 19 de Março de 2007, a 2: retomou a designação original, RTP2, com nova identidade.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

AD na corda bamba, PS mesmo ao virar da esquina.

Os resultados das eleições legislativas de Portugal ainda estão em aberto, deixando o resultado final nas mãos dos emigrantes . O quase empate técnico entre AD e PS com uma distância percentual inferior a 1%, deixou por apurar o lugar do próximo primeiro-ministro de Portugal. Falta apenas contabilizar os votos dos círculos da Europa e de fora da Europa , que apenas serão divulgados a 20 de março, logo, o caminho para a formação de um novo Governo ainda é longo . Mas, a grande surpresa acabou por ser o crescimento exponencial do partido CHEGA, alcançando mais de 1 milhão de votos que se traduzem em 44 lugares na Assembleia da República, tendo sido o partido que mais cresceu , com um total de 18,06% dos votos. Outro partido que também esteve nos holofotes destas eleições, foi o Livre, que não duplicou, nem triplicou, mas quadruplicou o número de deputados na Assembleia da República, são quatro os deputados que vão estrear-se na próxima legislatura. A pergunta agora é a seguinte: ...

50 anos de abril: o caminho para a liberdade

Foi há 50 anos que se deu um dos momentos mais importantes da história de Portugal, a Revolução dos Cravos de 1974 . E afinal, o que mudou? Para entendermos o caminho até à liberdade dos dias de hoje, devemos recuar meio século e perceber:  "O que foi o 25 de abril?" Após 41 anos de ditadura, o povo português juntou-se e revoltou-se contra o regime.  Tudo aconteceu no ano de 1974, quando os militares portugueses decidiram pôr fim à ditadura vivida até à data em Portugal, e, segundo o jornal Público:  através da rádio, explicaram à população que pretendiam que o País fosse de novo uma democracia, com eleições e liberdades de toda a ordem.  Imagem gerada por IA     Foi ao som da música, de Jóse Afonso, " Grândola Vila Morena ", que a realidade de Portugal mudou. Enquanto a música tocava, uma coluna militar com tanques, comandada pelo Capitão Salgueiro Maia, marchou rumo à capital. Já em Lisboa, cercaram o quartel da GNR do Carmo, onde estava escondido Marcel...

Daniel Catalão, jornalista da RTP e docente da UMAIA (sobre a exposição): "É algo que nunca ninguém fez"

Uma mulher a segurar um ramo de cravos, fazendo jus ao sentimento de liberdade sentido no dia 25 de abril de 1974, foi uma das imagens presentes na exposição "25 de abril: 50 anos, 25 imagens artificiais". Nesta iniciativa, o s estudantes do 3º ano do curso de Ciências da Comunicação da Universidade da Maia puderam expor as suas imagens criadas com recurso à Inteligência Artificial. Os alunos foram desafiados na aula de Ciberjornalismo, lecionada pelo docente Daniel Catalão, a recorrer à plataforma " Copilot " para criar imagens alusivas à Revolução dos Cravos, de modo a aliar a IA ao ensino. Este desafio, ofereceu uma nova perspetiva sobre o recurso à IA no nosso dia-a-dia, e provou aos estudantes da Universidade da Maia o poder que esta ferramenta (IA) pode ter no seu quotidiano, nomeadamente no ensino.  A inauguração contou com a presença de diversas entidades do meio académico que destacaram a importância desta iniciativa para a inovação no ensino, e acima de tu...